Como prevenir o câncer de ovário.

Como prevenir o câncer de ovário.

Poucas pessoas sabem: os ovários estão cobertos por células epiteliais, que podem mudar e se transformar em células malignas, originando a maioria dos cânceres de ovário. Este tipo de câncer, que costuma se desenvolver em uma em cada sete mulheres, surge normalmente entre os 50 e 70 anos de idade. Felizmente, existem exames e cuidados saudáveis que podem ajudar a prevenir esta doença e gozar por bem mais tempo de um aparelho reprodutor feminino saudável. Para saber como prevenir o câncer de ovário, leia as recomendações que oferecemos a você a seguir:

Passos a seguir:

1 – Primeiramente, o que devemos saber para prevenir o câncer de ovário, é saber se temos antecedentes familiares desta doença. Segundo a OMS, este é um dos principais fatores de risco, pois foi demonstrado que as mulheres com mães ou avós que tiveram câncer de ovário ou câncer de mama são mais propensas a desenvolver esta doença em sua vida. Se em sua família existem antecedentes de algum destes cânceres, é necessário que modifique alguns hábitos em sua vida.

2 – A prevenção do câncer de ovário consiste em eliminar ao máximo os fatores de risco que possam tornar a pessoa propensa a sofrer dessa doença. Deixar de fumar é necessário para prevenir o câncer de ovário e a maioria dos tipos de câncer. Está comprovado que as mulheres que fumam são mais propensas a ter câncer de ovário que aquelas que não possuem o hábito de fumar.

3 – Segundo o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos da América, uma maneira de prevenir o câncer de ovário é através do consumo de anticonceptivos oral. O risco de contrair câncer de ovário é menor quando a mulher consome este tipo de medicamento durante muito tempo e, inclusive, esta diminuição do risco pode chegar a durar até 30 anos após a mulher ter interrompido a ingestão de anticonceptivos. No entanto, é importante mencionar que estes comprimidos podem provocar problemas na coagulação sanguínea, sobretudo em mulheres fumantes.

4 – Também foi determinado que a amamentação materna é uma excelente ferramenta, não só para a saúde do bebê, como para prevenir o câncer de ovário na mãe. Segundo a OMS, quanto mais tempo uma mãe amamentar o seu filho, menor o risco de contrair câncer de ovário. Também se comprovou que as mulheres que não são mães têm maior risco de contrair esta doença.

5 – Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, é necessário evitar o uso de talco na área abdominal e vaginal para prevenir o câncer de ovário. O talco pode penetrar pelos poros da pele ou pelo interior da vagina e ter contato com os ovários, fato que se relacionou com o aumento de risco de contrair câncer de ovário.

6 – O sobrepeso é um dos fatores de risco do câncer de ovário. É necessário ter uma alimentação saudável e manter equilibrados no sangue os níveis de triglicerídeos, colesterol e insulina para prevenir esta doença e outros tipos de cânceres. Consumir alimentos antioxidantes é ideal para evitar o efeito prejudicial dos radicais livres nas células do organismo e prevenir o câncer de ovário.

7 – A maioria das mulheres com câncer de ovário tem um estilo de vida muito sedentário. Por esta razão, recomenda-se fazer exercícios para prevenir o câncer de ovário e ajudar a manter o peso ideal. Com o exercício podemos controlar muitos fatores de risco: estresse, ansiedade, sobrepeso, sedentarismo, doenças coronarianas, problemas da pressão arterial.

8 – O exame ginecológico anual é uma ferramenta infalível para prevenir o câncer de ovário. Consultar o seu médico todos os anos, permitirá comprovar que tudo está em ordem com seu aparelho reprodutor e, na pior das hipóteses, permitirá o diagnóstico antecipado do câncer de ovário.

Um fator de risco é que as mulheres que recebem terapia de substituição hormonal com estrógeno na menopausa são mais propensas a contrair câncer de ovário, de forma que a revisão ginecológica a partir dos 50 anos deve ser realizada a cada seis meses, sem falta.

 

Fonte: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-prevenir-o-cancer-de-ovario-19630.html

 

Este artigo é meramente informativo.

 



Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Online.
Precisa de ajuda?
Olá,
Precisa de mais informações sobre os cursos?
Powered by